Quais são as causas da agressividade nas pessoas?
Você já se deparou na sua vida com aquela pessoa que se irrita com muita facilidade? Talvez você já se perguntou porque as vezes se sente tão agressivo e outras vezes não? De acordo com a psicologia social é possível explica essa conduta em animais, incluindo os humanos.
Nesse sentido, esse artigo vai debater algumas das causas da agressividade e o porquê de em alguns casos, ela pode vir a se tornar um verdadeiro problema. Da mesma maneira que as outras emoções humanas possuem importantes funções na vida de um indivíduo, a agressividade também possui importantes funções.
O que é a agressividade?
Segundo a definição mais aceita entre os dicionários, a agressividade pode ser considerada como uma tendência em atuar ou responder de maneira violenta. Assim sendo, o termo está relacionado com o conceito de impulsividade, ou a predisposição em atacar ou investir contra algo ou alguém.
De fato, a agressividade é um conceito que tem a sua origem na biologia, que finalmente vinculou esse estado de ânimo ao instinto sexual e o sentido de territorialidade. De todas as formas a psicologia também teve um papel muito importante para entender como funciona esse fenômeno nos humanos.
Não saber lidar com as frustrações como um gatilho para a agressividade
Apesar das nossas emoções surgirem muitas vezes como uma consequência da resposta biológica as situações que estamos submetidos, ainda podemos agir com sabedoria de acordo com cada situação. Porém, para algumas pessoas algumas situações servem como um verdadeiro gatilho para desencadear um ataque de fúria.
Todos sabemos que a frustração pode ser um sentimento muito desagradável e surge quando experimentamos algum fracasso ou decepção. Nesse sentido nos frustramos quando depositamos nossos esforços em algo que não termina muito bem.
Hipótese da frustração-agressividade de Yale
Entendo a frustração como uma das causas de episódios agressivos, em meados dos anos 30, um grupo de Yale, iniciou uma investigação sobre o tema. Desse modo, de acordo com a psicologia social os pesquisadores estabeleceram a hipótese da frustração-agressão.
De acordo com a hipótese um indivíduo não será motivado a atuar agressivamente por fatores inatos, mas por um impulso induzido por alguma frustração. Dessa maneira, os autores entendiam a frustração como a condição necessária para uma atitude violenta e ou agressiva.
Uma conduta aprendida
Alguns autores e pesquisadores escreveram sobre as possíveis causas da agressividade. Nesse sentido, de acordo com esses estudos, o primeiro passo para adquirir uma nova forma de conduta agressiva se caracteriza como o processo de modelado.
Em outras palavras, a partir da observação e repetição adquirimos condutas novas e mais complexas. Isto é, esses padrões aprendidos dependo do ambiente no qual estamos inseridos. Por isso que crianças educadas em um lar com pais violentos e agressivos terão uma maior probabilidade de se tornarem pessoas impulsivas e agressivas também.